Hans Christian Andersen nasceu em Odense a dois de Abril de 1805 e foi um poeta e escritor dinamarquês que ficou conhecido pelas histórias que escreveu para crianças. Filho de uma família dinamarquesa pobre, recebeu de seu pai, sapateiro de profissão o gosto pelas histórias, incentivando nele a imaginação.
Fabricou para o filho um pequeno teatro e marionetas, onde Hans Christian Andersen representava peças dos diferentes autores de que gostava. Foi viver para Copenhaga, chegando a ter o apoio do rei, devido ao seu trabalho no Teatro Real. Mais tarde, frequentou a Universidade, sem grande sucesso, afirmando-se como escritor com o romance, O Improvisador.
É considerado o primeiro escritor a escrever contos e histórias especialmente dedicados para crianças. O seu nome está ligado ao Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Nos seus livros encontramos a preocupação pelos valores morais, pela procura de padrões de comportamento, onde vislumbramos o confronto entre "pobres" e "ricos", "fracos " e "fortes".
Há nas suas histórias a procura pela igualdade ente o seres humanos. Entre os seus principais livros contam-se os seguintes: O Abeto de Natal, A Pequena Sereis, O Soldadinho de Chumbo, Contos de Fadas, O Patinho Feio ou ainda A Roupa nova do Imperador.
Sem comentários:
Enviar um comentário