A vivência que hoje se faz do Natal pode levar-nos a colocar a questão de saber se o Natal se tornou uma festa pagã ou se ainda é uma festa cristã. É certo que muitos dos valores do Natal cristão continuam a ser vividos, mas é cada vez maior a presença do espírito da sociedade de consumo.
O Natal para um cristão é, essencialmente, o Natal de Jesus Cristo que veio trazer-nos uma mensagem de Paz e de Amor para todos os homens, sem excluir ninguém. Os sinais exteriores da festa do Natal só têm razão de ser, se não houver exageros, pois estes são uma afronta à pobreza e às dificuldades, hoje, vividas por muitas famílias. A Simplicidade que envolveu o nascimento de Jesus Cristo é um forte apelo a um estilo de vida simples, sem nos deixarmos influenciar demais pelo consumismo. A Paz é uma aposta de todos os dias.
Tem de basear-se no diálogo, na justiça e no respeito pelo outro seja ele quem for. Tem que ser sentida e vivida por nós próprios, para chegar a todos e transformar os nossos ambientes. O Amor implica doação, sacrifício, tolerância, aceitação da diferença e solidariedade. O amor é dar, dar-se e aceitar correr riscos. O amor faz milagres quando nos empenhamos a sério. A Família é um valor fundamental da sociedade e o Natal é a festa ideal para reunir a família e viver a alegria do convívio e da partilha.
Se queremos viver este Natal mais de acordo com a mensagem de Jesus Cristo é preciso comprometermo-nos a:- Dar mais valor à gratuidade e à solidariedade; - Dedicar mais tempo à família e aos amigos; - Dar mais atenção a quem mais precisa e vive ao nosso lado precisa (o desempregado, o doente, o idoso, o solitário, o deprimido, o que não tem amigos, etc,); - Falar mais da mensagem do nascimento de Jesus Cristo à nossa sociedade consumista.
Votos de Boas Festas e um Natal mais verdadeiro para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário