Matilde Rosa Lopes de Araújo, nasceu em 1921, em Lisboa. Fez os seus estudos liceais com professores particulares, licenciou- se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da universidade clássica de Lisboa em 1945.
Teve ainda uma apurada formação musical, com frequência do curso superior de conservatório da mesma cidade. Foi personalidade sempre ligada à escrita e ao ensino, foi professora do ensino técnico- profissional durante longos anos, encarregando-se também de formação de professores, nomeadamente na escola do magistério primário de Lisboa e no âmbito da literatura para a infância.
Enquanto cidadã, tem- se ainda dedicado, no decorrer da sua vida, aos problemas, aos problemas da criança e á defesa dos seus direitos.
Tendo assim iniciado a sua vida literária ainda no tempo da frequência universitária, Matilde Rosa Araújo colaborou abundantemente em várias publicidades periódicas ao longo das décadas seguintes.
Os seus livros de poesia e narrativa constituem trabalhos significativos da literatura portuguesa para e sobre a sua infância e juventude.
De entre cerca de três dezenas de títulos publicitados, merecem destaque, pela sensibilidade revelada em relação à vivência da infância, obras como:
- O livro da tila (1957); - O Palhaço Verde (1962); - História de um rapaz (1963);
- O Reino das 7 pontes (1974); - A velha do Bosque (1983); - As Fadas Verdes (1994);
Imagem, in (A Arca dos Contos)
Sem comentários:
Enviar um comentário