Tecer ideias, estabelecer conversações e partilhar saberes

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween (Profª Rita Almeida)


“Halloween”, traduzido como “Dia das Bruxas”, entrou na cultura portuguesa através dos meios de comunicação social, que começaram a divulgar imagens de um “carnaval fora de época” que os países anglo-saxónicos celebram. Os professores de Inglês são, também, grandes “culpados” desta divulgação. Chegando a outubro, todos eles se encarregam de falar sobre esta tradição que, aparentemente, nada tem a ver com a nossa cultura. Puro engano.
Esta celebração é mais antiga que o cristianismo. Nasceu no que é agora o Reino Unido e, também, no norte de França. Os habitantes destes lugares eram fiéis da religião wicca, cujos sacerdotes eram os druidas (lembram-se do Panoramix da poção mágica das histórias do Astérix?). Acreditava-se que na noite de 31 de outubro para 1 de novembro, os espíritos dos familiares falecidos regressavam às suas casas e podiam destruir as colheitas. Para apaziguar essas almas penadas, os seus familiares encarregavam-se de encher as suas casas de alimentos para os espíritos consumirem. Daí a tradição de se pedir doces, senão pregam-se partidas. Na tradição cristã, lembram-se “Todos os Santos” no dia 1 de Novembro e celebra-se o “Dia dos Fiéis Defuntos” no dia 2. Há uma forte ligação com o mundo espiritual em ambas as tradições.
Porque se mascaram as pessoas nestes dias? Para se divertirem, como nós fazemos no carnaval. Mas no início, faziam-no com medo de ser atacados por espíritos, tentando, assim, passar disfarçados nessa noite fatídica de 31 de outubro!
Porque se utiliza a abóbora com uma vela ( Jack-o’ - Lantern)lá dentro como símbolo destes festejos? Isto teve origem num conto popular irlandês, resumido aqui: um homem bêbado e mal educado enganou o diabo mais do que uma vez. Entretanto, morreu. Tentou entrar no céu, mas não foi aceite. O diabo também não quis, temendo ser enganado novamente, mas deu-lhe um pedaço de carvão para iluminar o seu caminho. Ele colocou-o dentro de um nabo (só mais tarde foi adoptada a abóbora) e, desde então, tem deambulado pelo mundo. Daí vem o seu nome: O Jack da lanterna. Há quem o veja na noite de 31 de outubro…
“Pão por Deus” e “Doçuras ou Travessuras”. Parte da tradição das “doçuras ou travessuras” (tricks or treats)já foi referido anteriormente, mas o principal motivo era a pobreza. As crianças aproveitavam a época festiva e apelavam à caridade. Em Portugal, nalgumas localidades, há a tradição de as crianças andarem de porta em porta a pedir “pão por Deus” no dia 1 de novembro. Esta tradição também teve o seu início na pobreza: o terramoto de Lisboa no dia 1 de novembro de 1755.

Sem comentários:

Enviar um comentário