Tecer ideias, estabelecer conversações e partilhar saberes

domingo, 23 de outubro de 2011

Nota de abertura


"Fazer de cada página um barquinho de papel e deixá-lo navegar na esperança de que outra mão o receba". (1)

Biblioredes pretende ser um espaço digital que aproxime diferentes elementos de uma comunidade educativa e que permita aquilo que mais faz viver uma biblioteca. Justamente organizar uma conversação, reunindo ideias que reflectem sentidos, tons, linhas e sonhos que pelos livros fazem viver as palavras.

Durante os próximos meses procuraremos ser um espaço, um ambiente de comunicação onde se falam sobre a cordialidade dos sonhos, dos que retratam a natureza humana. Fazemos parte de uma espécie que utiliza a palavra para se exprimir, para como diz António Lobo Antunes, "estar mais perto do coração da vida".

As palavras, uma das formas primordiais de exprimirmos o que somos, as emoções que nos fazem dar significado à aventura humana. É assim, também pelos livros, que medimos a memória dessa ambição de tocar a beleza e a liberdade. Caminhamos com as palavras numa viagem atribulada, inconstante e desconhecida por onde se tecem fios que nos dão as formas do que somos. Conduzimos pelos livros uma imensa aventura onde procuramos acrescentar uma linha, um verso, um traço, uma palavra à fantástica aventura da vida. Lemos para renascer todas as manhãs, nos universos finitos em que nos exprimimos.

Falaremos aqui do universo das palavras e dos seus operários, os escritores,  "ilhas fraternas de ternura" (2), no sentido de que mais possam ler, pensar, questionar, escrever. Este pretende ser um projecto em que um conjunto variado de pessoas ligadas a uma comunidade educativa que pretende partilhar leituras, trocar ideias, participar numa conversação.

Ao ser um blog de um agrupamento com diferentes ciclos procuraremos dar uma amostragem para esses diferentes públicos de livros e atividades de diferentes contextos. Deixamos uma primeira proposta ou iniciativa. Sugerimos que professores, educadores, funcionários e encarregados de educação apresentem brevemente um livro que tenha tido para eles um significado especial, pela ideia, pelo espaço, tempo ou prazer de leitura.

Agora que se inicia este projeto, deixamos aqui um palco, uma breve luz onde o Homem e a sua humanidade, o seu conhecimento, as suas emoções serão o elemento aglutinador a dinamizar neste projecto de literacia da leitura e da escrita.

(1); (2) - António Lobo Antunes, Livro de Crónicas 2

Sem comentários:

Enviar um comentário