Tecer ideias, estabelecer conversações e partilhar saberes

domingo, 23 de outubro de 2011

Apresentar um Livro - Profº Luís Campos

Dois livros, uma  ideia  comum, um projecto de solidariedade para os dias que vamos vivendo num planeta onde milhões não têm as condições mínimas para no futuro de todos os dias aceder à alfabetização, a uma alimentação e saúde sem pobreza, violência ou exploração humanas. 
Tentar mudar o quotidiano de crianças, onde os valores universais parecem longe de chegar. Os dois livros estão unidos pela ideia de que cada um de nós individualmente, com a sua iniciativa e vontade pessoal pode mudar, pode ajudar a alterar o que é não só injusto, como indigno. 
Primeira história - Um jornalista espanhol ao visitar Bombaim descobre em que condições vivem centenas de crianças, sujeitas à doença, à fome, à prostituição e a um mar de violências. Num ato de grandeza, generosidade e crença na vontade, consegue recuperar muitas crianças, criando orfanatos devolvendo-lhes esperança e dignidade perdidas.


Segunda História - Um alpinista americano, ao escalar o K2, a segunda maior montanha da Terra, conheceu no pobo balto a hospitalidade simples de uma cultura ancestral. No território do fundamentalismo islâmico, entre os Talibãs e o caminho da Al-Kaeda, um homem tenta construir a paz e o desenvolvimento de pequenas comunidades. Entre o Afeganistão e o Paquistão, um homem ensaia um conjunto de parecerias para construir escolas, especialmente para meninas, onde o trabalho comunitário e projectos de desenvolvimento local ensaiam ultrapassar os cenários violentos dos atentados

Em ambos os livros se respiram lições de vontade, inteligência e solidariedade. Lições de recompensa, pelo brilho dos olhos das crianças na ideia de que só de olhos abertos se pode compreender  o mundo e nele intervir. 
Duas leituras que envolvem livros, sonho, esperança e determinação na vontade humana. Dois projectos de criação de ONG's que nos demonstram que a vontade  e determinação individuais são essenciais, pois cada um de nós representa "o resto da Humanidade", nas palavras sábias de Krishnamurti.
Aos interessados em explorar estas duas iniciativas, ou fazer a sua divulgação, pois elas ultrapassaram muito os livros, poderão consultar os links abaixo:


Sem comentários:

Enviar um comentário