Tecer ideias, estabelecer conversações e partilhar saberes

domingo, 23 de outubro de 2011

Ana Godinho - 11ºB

Coruche - Flor do Ribatejo
Situada em pleno coração ribatejano, a vila de Coruche impõe-se com a solenidade das suas paisagens, típicas desta região. A todos aqueles que visitam Coruche, após passarem as saudosas pontes, é impossível que fiquem indiferentes ao cenário com que são presenteados: o rio Sorraia – que beija a vila discretamente – recortado pelos campos verdes.

No cimo da vila, o castelo sorri a todos os que o contemplam, e à direita, a praça de touros, como não podia faltar em região ribatejana. Esta pacata vila tem todos os ingredientes necessários para se passar um dia diferente em família, desde a gastronomia, até à sua História. Ainda a propósito, o nome “Coruche” deriva dos tempos de conquista, nos quais esta região era predominantemente ocupada por “corujas”. Desde então, a sua fonia foi sofrendo alterações, até à sua forma atual, “Coruche”.

Sendo uma região rural, o seu povo cultiva no seu íntimo variadas lendas acerca da sua História e de alguns dos seus locais mais emblemáticos, como o Pelourinho, ou o Castelo de Nossa Senhora. Durante o mês de agosto, esta região é, naturalmente, festivaleira, com diversas homenagens prestadas à Santa Padroeira: procissões, cortejos… 

Para aqueles que preferem passeios mais calmos, intimamente ligados à natureza, podem também visitar a zona ribeirinha, recentemente modernizada, ou descansar no recanto de um dos jardins. Isto, claro, após saborear uma “Areia do Sorraia”, ou um “Campino”. A oferta é bastante variada, e faz desta vila um local muito simpático, que certamente não desiludirá aquelas que a visitarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário