“As Flores”
Era preciso agradecer às flores
Terem guardado em si, límpida e pura
Aquela promessa antiga
De uma manhã futura.
É com este poema lindíssimo de Sophia de Mello Breyner que regressamos ao mundo maravilhoso das palavras e dos livros que nos incita a um maior ativismo intelectual e emocional. A leitura contribui, sem dúvida, para estimular a imaginação, a sensibilidade, a fantasia e a capacidade de abstração. A mudança não é imediata, mas o tempo e a paciência são os dados que irão estar do nosso lado e, na maioria das vezes, até voltamos a aprender a ler coisas antigas que já estavam no sótão da nossa memória. Todos conhecemos palavras como amor, amizade, loucura, medo, saudade, mãe e flor, mas lidas fora do tempo em que as ouvimos pela primeira vez, tornam-se palavras reinventadas, transportando-nos para um mundo cheio de criatividade e de liberdade. A leitura, tem essa capacidade fantástica, que é de sermos eternos viajantes e descobridores de novos mundos.
As Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento de Escolas são um lugar privilegiado para iniciares, continuares ou até descansares desta viagem com os livros e à volta deles. Na biblioteca da tua escola podes escolher, procurar, requisitar e reinventar as histórias que mais te cativaram. De marinheiro passas a herói Ulisses pela mão da Alberta Menéres, aprendes a iluminar o coração com a Estrela de Vergílio Ferreira e corres, no caminho da humanidade e da paz, através dos livros da escritora Ilse Losa.
Outubro é o mês das Bibliotecas Escolares, no qual iremos lançar o Concurso Literário alusivo ao tema :
“ O Mar...”.
Por isto tudo, só tens que mergulhar no oceano das palavras e navegar ao sabor da imaginação. O regulamento do concurso vai estar divulgado no boletim informativo das BE e na Biblioteca da tua escola.
Apanha a onda e escreve!
A Equipa das Bibliotecas Escolares
Sem comentários:
Enviar um comentário