Tecer ideias, estabelecer conversações e partilhar saberes

quarta-feira, 14 de março de 2012

O livro

"Não há talvez dias da nossa infância que tenhamos tão intensamente vivido como aquele que julgámos passar sem tê-los vivido, aqueles que passámos com um livro preferido." (1)

A vida quotidiana e a organização das sociedades estão marcados por um objecto que lê o que nos rodeia e que é por isso uma ferramenta de análise e de assimilação dos valores culturais. A importância do livro nas sociedades históricas releva da construção da memória, da afirmação e coesão do contexto social. mas também das suas marcas nos espaços privados, na construção do gosto individual. A História do livro mostra-nos a importância da memória nas sociedades humanas.

O livro empresta aos seus utilizadores uma desafiadora noção de individualidade, capaz de fazer criar a dúvida, a inquietação e é por isso alguns no extremo acreditaram que queimar o livro, é destruir as palavras e as ideias que nele vivem. O livro tem pois, um valor significativo, mas também simbólico. Ele empresta ao quotidiano aspectos organizativos, concedeu valor a muitas representações culturais e certificou ideias emergentes, causas e valores. O livro revela-se como objecto e ferramenta do quotidiano, onde o leitor constrói a escrita do livro.

Há nas palavras uma criação que é um assombro e um mistério, pois vivemos com o livro um diálogo entre a voz do escritor e a voz do texto. A leitura alimenta pois os nossos mundos particulares e com eles criamos a nossa própria memória. Com as personagens dos livros vivemos uma viagem entre aquilo que são os valores sociais, a vida particular, a intimidade dos dias. Esse é o aspecto mais simbólico do livro, o seu leitor.

O leitor, com o livro constrói uma conversação consigo próprio, mas também com o mundo. A memória conserva a dimensão de construção humana no espaço e no tempo, permite ensaiar novas formas de reconstruir a humanidade e o seu património. As memórias da leitura são em parte o testemunho dos momentos que por elas vivemos o real.

(1) Marcel Proust, O Prazer da Leitura

Sem comentários:

Enviar um comentário