Tecer ideias, estabelecer conversações e partilhar saberes

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

No nascimento de Tintin

A 10 de Janeiro de 1929, nascia como suplemento do jornal diário "Le Vingtiéme Siécle", uma das figuras mais populares da BD, justamente Tintin. Imaginado por Hergé, ele é uma criação que "jovens" de todas as idades puderam ler e assim viajar por um imaginário muito especial. Com personagens inesquecíveis, Tintin, um jornalista que acompanhado do eu cão Milu, parte para sucessivas aventuras de descoberta do mundo.

"Tintin no País dos Sovietes", primeiro álbum de aventuras pela longínqua Rússia, obteve um imenso sucesso, mesmo em reedições tardias. Retratando o que era a sociedade soviética, delineou os seus fundamentos mais trágicos, e de certo modo contribuiu para a ideia do que seria esse espaço humano, nos limites da sobrevivência pela liberdade.

Muitos outros álbuns sucederam a "Tintin no País dos Sovietes", numa colecção de aventuras que nos deixa fascinados por esta experiência como viajantes, por onde se olham novos povos, culturas, o passado e o futuro. Trabalhando como uma equipa de colaboradores que estudavam a História, a Geografia, A Arqueologia, a Ciência, as suas aventuras liam o imaginário com uma fonte segura de informações.

Tintim foi um êxito e sê-lo-á por muitas gerações. Ele é a confirmação da nossa necessidade de aventura, da descoberta como experiência de vida. O capitão Haddock, o professor Girassol, Dupond e Dupont são os instrumentos de uma aventura mais divertida e isso faz desta BD algo mais do que simples tiras dedesenhos.

Tintin dá-nos a atmosfera de uma Europa que em tempos soube ter curiosidade pelo mundo, onde jornalistas informados  e curiosos nos informavam sobre imagens e aventuras  descobrir. E essa informação era também um desafio e um serviço para novas ideias de organizar as sociedades. Tintim, é pois o reflexo de um espírito que procurava conhecer outras culturas, isto é, um diálogo para o conhecimento de um mundo de diferentes cores e possibilidades. 

Aos admiradores deste herói, que será de todos os tempos, apesar de estarmos a perder a individualidade das vozes espalhadas no mundo, uma loja que expõ o imaginário deste viajante. Em Março Tintin será uma das figurasem destaque nas BE do Agrupamento.

Imagem, in Kenwilsonelt.wordpress.com

Sem comentários:

Enviar um comentário