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sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Leitura nos adolescentes

É uma ao mesmo tempo, um desafio, uma dificuldade e uma tarefa que na leitura, nas bibliotecas, no meio escolar e nas famílias se depara como algo a ultrapassar positivamente. Conseguir criar estímulos e oportunidades para que a chamada adolescência pratique a leitura e a realize com gosto. Como dar resposta a esse desafio de uma forma satisfatória?

Andreia Brites, do Blog O Bicho dos livros, deixa-nos algumas pistas que vale a pena considerar e refletir. 

"Em suma, o adolescente não fecha a porta para sempre. Precisa de espaço e autonomia, pelo que não o podemos sufocar com a nossa prestável ajuda, como fazemos com as crianças. Temos também de perceber que está a construir o seu mundo a partir de estímulos diversos e simultâneos. Um livro adorado hoje será odiado amanhã, ou talvez não. E muito provavelmente um livro impenetrável hoje será legível amanhã.

Para lermos com sucesso, temos de relacionar em permanência o que lemos com o nosso conhecimento prévio. Muitas vezes não damos por isso, mas sempre que lemos estabelecemos ligações. Por isso em patizamos com personagens, situações, descrições, ou sentimos tristeza, nostalgia, medo, alegria, solidariedade, revolta. Se o livro estiver noutro hemisfério, para nós totalmente desconhecido, não o conseguimos ler. Pensando nos adolescentes e na instabilidade do seu desenvolvimento, a probabilidade de isto acontecer é muito maior. E é natural que assim seja.

A Promoção faz-se tentando e errando sempre.Muitos frutos não se vêem no imediato, não podemos cair na tentação de verificar se fizemos tudo bem, se o fizermos estamos a controlar a liberdade do outro e deitamos todo o trabalho por terra. Não há fórmulas milagrosas, há caminhos. Alguns não leitores nunca se tornam leitores, e têm esse direito. Muitos tornar-se-ão leitores selectivos, quando chegarem à idade adulta. É um mistério e uma maratona, necessariamente altruísta."(1)

(1) Andreia Brites, "o melhor livro para o meu filho:Quando o adolescente nos fecha a porta", in II Conferência Leitura(s) a meias (via o jardim assombrado.)

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