Tecer ideias, estabelecer conversações e partilhar saberes

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Concurso Nacional de leitura – Fase Distrital


  Um a experiência sem igual!


No passado dia 30 de Abril, realizou-se em Torres Novas a fase distrital do concurso nacional de leitura – 2013. Como em anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Coruche participou com os seus alunos que foram selecionados através de uma fase-escola que selecionou apenas três representantes, tanto do ensino básico como do ensino secundário. Em representação do ensino básico foram selecionadas as alunas Maria Coutrim, Madalena Pascoal e Cláudia Sacramento. O ensino secundário foi representado pelas alunas Teresa Parreira, Juliana Carlota e Ana Godinho.
            A fase distrital foi dividida em duas eliminatórias distintas – uma escrita e outra oral. Em ambas foram avaliados os conhecimentos acerca das obras anteriormente escolhidas. Porém, para a fase oral foram apenas escolhidos os seis melhores alunos da fase escrita de entre todos os representantes das escolas do distrito selecionados.
            A esta última decisiva e temida fase apenas passou uma aluna do nosso agrupamento, a Juliana. Esta, por sua vez, deu o seu melhor na eliminatória oral perante toda uma plateia recheada de alunos e professores das várias escolas do distrito de Santarém, respondendo a uma questão geral sobre um dos livros e também fazendo uma leitura expressiva de um excerto do mesmo livro. Debaixo de pressão e um nervosismo inigualável, a Juliana respondeu à questão “De que forma este livro te tornou uma melhor leitora?” da melhor forma possível. No entanto, apenas passou à fase final a melhor e, infelizmente, já não foi possível alcançarmos esta meta.
            Depois desta experiência, todas nós desejamos voltar a participar neste concurso até mesmo quem já, infelizmente, não poderá, como a Ana, pois frequenta o 12º ano. No geral, todas retiramos vantagens nesta participação, tanto a nível profissional como pessoal.

Os livros foram, neste concurso, os nossos melhores amigos e com eles vivemos experiências inesquecíveis. Para além do conhecimento literário que nos transmitiram, transformaram-nos em melhores pessoas, através das suas personagens especiais que nos acompanharam numa viagem por entre as suas experiências que, posteriormente, se tornaram também as nossas experiências.
De salientar e para finalizar, devo dizer que este concurso foi promovido e apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares e, por coincidência ou não, ou até devido à crise económica por nós sentida, a maior parte dos livros lidos para este concurso foram, todos eles, provenientes das bibliotecas tanto escolares como municipais.

Juliana Jacob Carlota

Sem comentários:

Enviar um comentário