Tecer ideias, estabelecer conversações e partilhar saberes

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Hoje, dia 18 de Abril, comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. É uma data importante. O património em Portugal, apesar de alguns progressos continua nu estado pouco edificante. Num País pobre com uma grave crise económica e social tem-se apostado muito nas obras do regime. No centro das cidades, na arquitectura, nos interiores das igrejas o panorama é decepcionante. 

Não temos um investimento público e privado a projectos consistentes que dinamizem a actividade económica. O País na figura de quem o governa não compreende que é no centro das cidades que se pode realmente dinamizar um verdadeiro investimento público. É esse o nosso património. Aquele que se compreende pelo território interior, nos caminhos da arte, da gastronomia, dos espaços culturais que testemunham a memória de um território. 

Um País com um património espalhado por diferentes continentes deve considerar a possibilidade de com ele promover o seu valor institucional. Há um património material, documental a promover numa relação entre a economia e a cultura. Neste dia importa aqui destacar um projecto aberto, colaborativo e que pode ser construído em partilha e dinamizado pela Fundação Calouste Gulbenkian sobre a presença material de Portugal no Mundo. É também um excelente recurso educativo. Aceder aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário